Processo de reciclagem

O papel separado do lixo metropolitano é vendido como matéria-prima à Suzano, através também de parcerias com cooperativas de catadores de papel.

Ao chegar à fábrica na Unidade Suzano, o papel entra em uma espécie de grande liquidificador, chamado Hydrapulper, que tem a forma de um tanque cilíndrico e um rotor ao fundo. Então, mistura-se água ao papel, desagregado-o e formando uma pasta de celulose reciclada. Acoplado ao Hydrapulper há uma espécie de peneira chamada Poire que inicia o processo de limpeza desta pasta, tirando impurezas de grandes dimensões, como plásticos, pedras e metais. Estas impurezas são descarregadas automaticamente em uma prensa para descarte em aterro industrial.

Em seguida, a pasta de celulose passa por outras peneiras mais fechadas para retirar plásticos, fitas, cordas de menor tamanho. Após essa etapa, a pasta entra em vários sistemas de centrifugação fechados que retiram as impurezas pesadas, tais como areias, pregos e pedaços de arame. A pasta de celulose reciclada, agora isenta de impurezas, é concentrada em filtros e enviada para grandes tanques de estocagem.

Uma parte dessa pasta reciclada é usada na produção de papel cartão, outra parte é desaguada e prensada em blocos de 200 quilos e enviados para nossa outra fábrica na Unidade Rio Verde.

Nesta fábrica, a pasta de celulose reciclada fabricada a partir de aparas das cooperativas de catadores de papel será transformada em um novo produto: o papel Reciclato.

É através da redução da quantidade de resíduo metropolitano, da inclusão sócio-econômica dos catadores, do reuso das águas do próprio processo, dos meios de separação mecânicos e sem uso de produtos químicos que reafirmamos nosso compromisso com o meio ambiente e com a sociedade, transformando papel catado em nobres produtos para embalagem, impressão e escrita.

Reciclato e a sua empresa:
Reciclato® não só oferece excelentes resultados de impressão, mas também traz uma nova proposta de valor às marcas. Afinal, em um projeto impresso em Reciclato®, você não vê apenas textos ou imagens. Você enxerga consciência, cidadania e responsabilidade. Valores que a Suzano convida sua empresa e seus funcionários a adotar no dia-a-dia.
- Reciclato® é o primeiro papel 100% reciclado produzido em escala industrial no Brasil.
- Reciclato® agrega valor à sua empresa, tanto na utilização em produção gráfica (offset) quanto nas tarefas do dia-a-dia.
- Adotando o Reciclato® em seu dia-a-dia, a sociedade, o meio-ambiente e seu consumidor agradecem.
- Parte da receita obtida com a sua venda é revertida para os projetos sócio-ambientais do Instituto Ecofuturo, uma ONG criada pela Suzano para promover o desenvolvimento sustentável no Brasil.